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Exercícios e a importância da hidratação

Hoje vamos falar sobre os cuidados com a saúde e a hidratação durante e depois dos exercícios.

Aquela história que diz ser preciso tomar 2 litros de água por dia para ser saudável é muito variável de pessoa e rotina de cada um. Além dos acessórios para fazer os exercícios como tênis, camisetas e pulseiras nipponflex, é muito importante não esquecer da alimentação e da hidratação do corpo.

E apesar de cada pessoa ter uma necessidade diária diferente, uma coisa é certa: beber água durante e após os treinos é muito importante.

Não que os esportistas precisem beber uma quantidade específica de água, porque mesmo nesses casos não há um valor único definido para todo mundo. Cada organismo continua tendo suas características específicas, mas quem se exercita perde água através da transpiração e precisa repor essa perda.

Algumas pessoas se distraem durante os treinos e acabam tomando água só quando terminam, mas o ideal é tomar água durante os exercícios para evitar uma desidratação. Se você pratica atividades leves e por até uma hora, faça uma parada estratégica após 30 minutos e beba pelo menos um copo.

Vale lembrar que a desidratação pode causar problemas como dores musculares, dores de cabeça, vômitos e até desmaios. Esses sintomas ocorrem porque a falta de água no organismo pode levar ao aumento excessivo da temperatura corporal durante as atividades físicas.

Além de beber água, você também pode comer melancia para ajudar na hidratação – a fruta contém bastante líquido e é rica em minerais.

Cuidados com a pele após os exercícios

mulher fazendo exercicios

Quem pratica atividades físicas com frequência sabe da importância de um bom alongamento antes dos treinos para evitar dores e lesões musculares. O que muitas pessoas não sabem é que a pele também precisa de cuidados, antes e depois dos exercícios.

Assim como antes de dormir, também é preciso tirar toda a maquiagem antes dos treinos para deixar os poros livres para respirar. Se exercitar com o rosto maquiado pode levar ao surgimento de espinhas e causar os temidos pelos encravados.

Durante os treinos é aconselhável utilizar uma toalha ou lenço umedecido para secar o excesso de suor das costas, ombros e pescoço. Evite utilizar tecidos ou produtos que ressequem ou danifiquem a pele, caso contrário você pode acabar causando irritação.

Após os treinos é preciso tomar um bom banho para eliminar o suor, mas sem utilizar água muito quente para evitar ressecar a pele. Fazer uma limpeza de pele também é indicado para hidratar e reparar possíveis danos causados pela exposição durante os exercícios.

Outros cuidados específicos podem ser realizados conforme cada caso, como fazer uma esfoliação nas mãos caso surjam pequenos calos pelo levantamento de peso, por exemplo.

Algumas pessoas podem apresentar vermelhidão ou um pouco de irritação na pele depois de transpirar muito. Se você tiver algum desses problemas ou quiser outras dicas, encontre o dermatologista mais próximo de você.

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